Perguntas Frequentes

Clique nas perguntas para ver suas respostas.

1 - O que é preciso para ser participante da Fasern?

O pré-requisito para se tornar participante é ser empregado de um dos patrocinadores. O passo seguinte é se inscrever no Plano CD, para isto é necessário o preenchimento de um requerimento, disponível na Fasern, e a apresentação de alguns documentos exigidos pela Fundação. A inscrição poderá ser realizada a qualquer tempo, porém aquele que o fizer após 90 dias a contar da data da sua contratação no patrocinador não terá direito ao benefício/pecúlio de invalidez ou morte.

2 - Quais as vantagens ao me tornar um Participante do Plano CD administrado pela Fasern?

A Fasern é uma Entidade sem fins lucrativos, desta forma, toda a rentabilidade obtida através das aplicações dos recursos financeiros é repassada aos seus participantes e assistidos. Além desta vantagem, podemos destacar as seguintes:

Contribuição Paritária: O patrocinador fará contribuições mensais de igual valor ao das suas contribuições básicas mensais;

Multiplicar sua Capacidade de Poupança: Através de contribuições voluntárias mensais e/ou esporádicas é possível aumentar a sua reserva e consequentemente o valor do seu benefício;

Conta Individual: Você poderá acompanhar a evolução dos recursos que custearão o seu benefício futuro, decorrentes das suas contribuições mais as contribuições do patrocinador;

Desligamento: O Plano oferece várias opções de utilização de seus recursos (Portabilidade, Resgate, Benefício Proporcional Diferido ou Autopatrocínio), no caso de perda do vínculo empregatício com o patrocinador antes da aposentadoria; e

Vantagens Fiscais: Os rendimentos obtidos das aplicações financeiras do Plano CD e acumulados na sua Conta Individual não sofrerão incidência de IR durante o período de acumulação da reserva, o que possibilitará uma rentabilidade líquida muito maior do que em qualquer outro investimento. Além disso, poderá deduzir mensalmente da base de cálculo do IR as contribuições feitas por você ao Plano. Você também poderá deduzir do Imposto de Renda, caso faça a declaração completa, todas as suas contribuições efetuadas, até o limite de 12% do total dos seus rendimentos tributáveis, de acordo com a legislação vigente.

3 – Quem são os Assistidos?

O assistido é aquele que está recebendo algum tipo de benefício de acordo com as regras previstas nos Regulamentos dos Planos Previdenciários administrados pela Fasern.

4 - Quais os Planos Previdenciários que a Fasern administra?

A Fasern administra dois planos previdenciários, são eles: o Plano de Benefícios Previdenciários da Fasern – nº 001, com características de Plano de Benefício Definido (BD) e o Plano Misto de Benefícios Previdenciários nº 001, com características de Plano de Contribuição Definida (CD).

5 - Quais as diferenças entre os Planos BD e CD?

No plano BD, o valor da contribuição e do benefício são determinados na adesão ao plano, cuja fórmula de cálculo é estabelecida em regulamento, sendo o custeio determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção. Esse plano tem natureza mutualista, ou seja, de caráter solidário entre os participantes.

No plano CD o valor do benefício é permanentemente ajustado, conforme o saldo de contas aplicável mantido em favor do participante, que, por sua vez, é resultante dos valores pagos a título de contribuição, do tempo de contribuição, dos rendimentos obtidos com os investimentos realizados, dentre outras variáveis. Esse plano tem caráter individual, ou seja, cada participante tem a sua conta própria onde são contabilizadas as contribuições pessoais e aquelas feitas pelo patrocinador.

PLANO BD x PLANO CD

Plano Capitalização dos recursos Recebimento do benefício Benefício Recebimento do benefício Contribuição
BD Solidariedade/ Mutualismo Solidariedade/ Mutualismo Previamente Conhecido Vitalício Variável
CD Individual Individual Desconhecido Temporário/ Determinado Definida

6 - O que são os institutos previdenciários?

Os institutos são alternativas que os participantes dispõem quando perdem o vínculo com o patrocinador antes de atingirem os requisitos para terem direito a qualquer um dos benefícios constantes do Regulamento do Plano Misto de Benefícios Previdenciários nº 001 -  Plano CD. São quatro os institutos: Autopatrocínio, Benefício Proporcional Diferido (BPD), Resgate e Portabilidade.

Leia mais sobre o assunto nesta página: Institutos

7 - Ao perder o vínculo empregatício com o Patrocinador é possível continuar como participante da Fasern?

Sim. Você poderá optar entre os institutos de Autopatrocínio ou BPD - Benefício Proporcional Definido. Leia mais sobre o assunto na pergunta número 6.

8 - Eu posso deixar de ser participante? Neste caso posso resgatar os recursos investidos na Fasern?

Sim, mas os recursos só serão resgatados após a perda do vínculo empregatício ou de direção com o Patrocinador.

9 - É possível transferir o que investi na Fasern para outro fundo de pensão?

Sim, é possível transferir os recursos investidos na Fasern para outro plano de previdência através do instituto da Portabilidade. Leia mais na pergunta 6.

10 - Posso trazer os recursos de outro Fundo de Pensão/Previdência Complementar para a Fasern?

Sim. Entre em contato com o seu Plano de Previdência Complementar e solicite a Portabilidade para a Fasern.

11 - Como é calculada a rentabilidade do meu perfil de investimento?

Através do retorno obtido pelos investimentos realizados pela Fasern nos segmentos de renda fixa, renda variável, imóveis e empréstimos a participantes e assistidos.

12 - O que é Renda Fixa e Renda Variável?

Renda fixa - É uma aplicação na qual o investidor compra títulos de bancos, empresas ou do governo e recebe uma rentabilidade que pode ser determinada já no momento da aplicação. A rentabilidade será o valor da aplicação, mais os juros pelo período em que o dinheiro ficar investido. Existem os títulos de Renda Fixa pré-fixados e pós-fixados. Os títulos pré-fixados são aqueles em que o valor do resgate é definido já no momento da aplicação. É a soma do valor investido, mais a taxa de juros pré-determinada. Nos títulos pós-fixados, o investidor só saberá o valor de sua rentabilidade no momento do resgate, pois o rendimento é a soma do valor aplicado, mais uma taxa de juros pré-determinada e o desconto da taxa de inflação do período. Existem diversas maneiras de aplicar em Renda Fixa, através da compra de debêntures (títulos de empresas com capital aberto para obter recursos para suas atividades ou dívidas), CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LTNs (Letras do Tesouro Nacional), LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), LFs (Letras Financeiras) dentre outras.

Renda variável - São aqueles investimentos cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), Commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas).

13 - O que são perfis de investimento?

Voltado exclusivamente ao plano CD, é o direito dado ao participante e assistido de escolher, da maneira mais compatível com o seu momento de vida e com a sua tolerância ao risco, a alocação, dos percentuais de sua reserva, nos segmentos de investimentos (Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis e  Empréstimos a participantes e Assistidos). A Fasern oferece aos participantes e assistidos, do Plano CD, a possibilidade de investir seus recursos em cinco diferentes perfis: conservador, moderado, moderado plus, agressivo e agressivo plus.

Leia mais.

14 - O que preciso avaliar antes de optar por um perfil de investimento?

Essa é uma análise pessoal e depende dos objetivos de cada um e da disposição de se expor aos riscos inerentes a cada investimento.

15 - É possível mudar o meu perfil de investimento? Como posso fazer essa mudança?

Sim, a mudança de perfil pode ser feita a cada 12 meses, a contar da data da sua última opção. Para realizar a modificação é preciso apenas o preenchimento de um formulário disponível na Fasern.

16 - Posso fazer contribuições voluntárias para a Fasern?

Sim, é possível fazer contribuição voluntária de duas formas, sendo elas:

Mensal: A contribuição voluntária mensal pode ser feita através de desconto em folha. Para isto, basta entregar na Fasern o formulário informando o valor desejado e a quantidade de meses. Além do desconto em folha, também é possível fazer mensalmente através de depósito identificado na conta da Fasern.

Esporádica: Geralmente, a contribuição esporádica é feita através de recursos extras, como por exemplo: PLR, 13º, herança, poupança, dentre outros. Para fazê-la, basta preencher e assinar o formulário e solicitar o código identificado para depósito na conta da Fasern.

É importante lembrar que, ao fazer contribuições voluntárias a sua reserva aumentará e você poderá usufruir de uma maior qualidade de vida no futuro. Além disso, quem investe em Previdência Complementar Fechada tem benefício fiscal nas contribuições de até 12%, da renda anual, quando da declaração completa do Imposto de Renda.

17 - O Patrocinador contribui de que maneira com o meu plano?

De acordo com o Regulamento do Plano CD, o Patrocinador contribui mensalmente com 100% da contribuição básica do Participante, ou seja, o valor repassado pelo Patrocinador para constituição da sua Reserva é igual ao valor descontado do seu contracheque. O Patrocinador ainda contribui mensalmente com valor destinado a custear os benefícios de invalidez e morte, além da contribuição destinada a custear as despesas administrativas.

18 - Quais os requisitos para requerer a aposentadoria?

A aposentadoria é concedida ao participante do Plano CD que atender cumulativamente as seguintes condições: tiver 60 meses de filiação como participante da Fasern e de contribuição ao Plano CD, 55 anos de idade e ter rescindido o vínculo empregatício ou de direção com o Patrocinador. Por opção do participante, a idade de 55 anos poderá ser reduzida para no mínimo 50 anos, hipótese em que o valor do Beneficio de Aposentadoria Normal será proporcional ao Saldo da Provisão Matemática Programada de Benefícios a Conceder constituída até a data do requerimento.  Os participantes oriundos do Plano de Origem ficam, a seu critério, dispensados do cumprimento da carência etária de 55 anos, conforme disposto no Regulamento do Plano CD.

19 - Como faço para consultar o meu saldo?

Você pode consultar o seu saldo através do autoatendimento aqui no site da Fundação ou ligando para o setor de Seguridade da Fasern.

20 - Como é calculado o valor da Complementação de Pensão do Plano BD?

De acordo com o Regulamento do Plano BD, a Complementação de Pensão equivale a 50%, mais 10% por cada dependente até o máximo de cinco, da Complementação de Aposentadoria que o Assistido recebia.

21 - Quem pode fazer empréstimo junto a Fasern e quais são as regras?

Todos os Participantes e Assistidos estão aptos a fazer um empréstimo, desde que exista margem consignável para isto. O único pré-requisito cabe aos Participantes que devem estar há pelo menos seis meses inscritos no plano previdenciário.

Saiba mais aqui

voltar

Mapa do Site